X Redes Sociais
mamoplastia redutora

Reduzir o tamanho das mamas é um desejo de muitas mulheres que sofrem com o excesso de peso que elas podem trazer por serem grandes demais para sua estatura, além também da questão estética que incomoda muito e pode causar problemas de autoestima, autoconfiança e dificuldade de encontrar roupas adequadas.

Pensando em todos esses problemas, o SUS tem um programa de mamoplastia redutora, porém, a fila é grande e a espera é angustiante. Além disso, apesar da gratuidade, muitas pacientes reclamam do atendimento menos personalizado.

É nessa hora que buscam um consultório para realizar a mamoplastia redutora, que hoje é bem mais acessível e pode contar com uma série de tecnologias muito modernas para garantir cicatrizes menores e um trauma menor também para os tecidos, diminuindo o tempo de recuperação.

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre a mamoplastia redutora e te mostrar como ela funciona, quais são seus benefícios e cuidados importantes para conseguir ter um pós-operatório tranquilo.

 

O que é a mamoplastia redutora?

 

Como o nome indica, a mamoplastia redutora é a cirurgia de mamas voltada para as mulheres que desejam reduzir o volume dos seios. Em muitos casos, eles apresentam estética mais prejudicada, sendo caídos e flácidos. Mas, no geral, a mamoplastia redutora é indicada para mulheres com volume grande de gordura e seios fartos e não para aquelas que possuem flacidez por causa da amamentação ou emagrecimento. Obviamente, a mamoplastia redutora pode estar aliada à mastopexia, que é a cirurgia para diminuir a flacidez, mas o seu intuito principal é diminuir o volume das mamas e trazer qualidade de vida para aquela mulher que sofre com o excesso de peso e com a estética dos seios caídos.

 

Como é realizada a cirurgia?

 

Cada cirurgião tem sua técnica específica mas, em geral, a mamoplastia redutora ocorre da seguinte maneira:

     
  • O médico fará cortes para retirar o excesso de gordura, o excesso de pele e excesso de tecidos mamários.
  • Depois, há reposição das mamas e a diminuição do tamanho da aréola para que ela fique proporcional aos novos seios.
  • Em caso de colocação de prótese, é feito o implante utilizando a técnica escolhida.
  • Depois, são realizados pontos ou mesmo utiliza-se cola cirúrgica.
 

Vale dizer que o corte costuma ser em T para ajudar na retirada de gordura e, claro, garantir uma cicatriz bastante discreta. Mas hoje existem outros tipos de cortes na mamoplastia redutora e a escolha depende de cada cirurgião e a técnica que ele está mais familiarizado. Você deve sempre perguntar ao seu cirurgião qual a técnica mais indicada para o seu caso e entender como o seu procedimento funcionará. Se fizer isso, não terá dúvidas e conseguirá realizar os cuidados necessários.

 

Como é a cicatriz da mamoplastia redutora?

 

A cicatriz dependerá do tipo de corte que será feito. Nos tradicionais cortes em T, a cicatriz fica ao redor da aréola, descendo em um formato de T. Nesse caso, ela pode se expandir um pouco ao longo dos anos e aparecer no decote, porém, de maneira discreta.

Temos também a cicatriz em L, permitindo que a cicatriz, mesmo quando no máximo de expansão, não apareça no decote.

Existem mulheres que têm uma cicatriz mais aparente, mas a regra costuma ser de que a cicatriz deve ficar mais discreta ao longo do tempo, se tornando clara e mais imperceptível. Converse com o seu médico para alinhar as expectativas e garantir que tudo saia como o planejado.

 

Quais os principais cuidados?

 

Como toda cirurgia, é preciso tomar cuidados para evitar problemas. Siga à risca tudo o que o seu médico pedir e procure tirar as suas dúvidas. No geral, costuma-se ser necessário utilizar sutiã de alto suporte e dormir de barriga para cima nos primeiros 7 dias. Também é importante, nos primeiros 7 dias, não realizar movimentos bruscos e tentar um pouco de repouso. O ideal é tirar ao menos alguns dias de folga para conseguir se recuperar bem. Evite dirigir, levantar os braços ou pegar peso.

Nos primeiros 30 dias, os exercícios mais intensos, como a musculação, costumam não ser aconselháveis. Se esse tipo de exercício faz parte da sua rotina, é válido falar com o seu médico e entender o que pode ser feito. No geral, é preciso parar por alguns meses até a recuperação total.

Fora isso, não há muitos cuidados extras, apenas uso de analgésicos em caso de dores e idas frequentes ao consultório somente para checar se está tudo caminhando conforme o esperado.

 

O que esperar de resultado na mamoplastia redutora?

 

O resultado esperado desse procedimento é ter seios bem menores, firmes e com aspecto jovem. Mesmo sem a colocação da prótese, é possível ter seios com a estética muito agradável, embora mais natural do que a estética dos seios com prótese. Além disso, eles devem ficar no lugar e com um peso bem menor. Há casos onde se retira até 3 quilos de gordura de ambos os seios e esse é o grande alívio de muitas mulheres que sofrem com esse excesso de peso tão incômodo.

O resultado pode variar de cada mulher, tipo físico de cada uma e até mesmo a técnica escolhida, mas a redução do volume e o reposicionamento dos seios é algo muito esperado, mesmo após alguns anos de procedimento. Seguindo os cuidados e alinhando as expectativas, a maioria das pacientes fica muito feliz com a cirurgia!

 
Você está pensando em realizar sua cirurgia plástica?

“Querido (a) paciente, fiquei contente com a sua visita no meu site, obrigado pelo seu tempo. Estou à disposição para conversarmos mais e preparado para ajudar você nessa jornada de autoestima, saúde e qualidade de vida. Dê o primeiro passo clicando nesse botão de Whatsapp e vamos juntos traçar o melhor plano para a realização do seu sonho.”

Dr Edson Neto Cirurgia Plástica
membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica
whatsapp Inicie seu Sonho Aqui